Mestre do impressionismo, Pierre Auguste Renoir acreditava que a natureza proporcionava os melhores temas para um pintor e dizia "o artista que usar o mínimo do que chamamos imaginação será o melhor."
Nascido em Limoges, Renoir mudou-se para Paris e começou a sua carreira como aprendiz de pintor em uma fábrica de porcelana. Seus estudos formais começaram na École des Beaux-Arts em 1862 e continuaram no estúdio de Gleyre, onde pintou com os companheiros impressionistas Sisley e Monet. As primeiras obras de Renoir demonstram seu amor pela pintura francesa do século 18, bem como a influência de Courbet e Delacroix.
Seus retratos de mulheres, geralmente ocupadas em atividades mundanas do dia-a-dia, demonstram sua habilidade com as cores. Trabalhando em pequena escala, o artista usou as sutilezas de luz e cor para modelar seus temas. Nos primeiros anos do século 20, Renoir, prejudicado pelos efeitos do reumatismo, se recolheu à sua casa no sul da França, onde se voltou para a pintura de seu tema favorito: mulheres nuas. Estas obras de extrema sensibilidade, reconhecidas dentre as melhores do artista, representam a retomada do estilo das pinturas iniciais de Renoir, invocando os nus do mundo clássico.
Nenhum comentário:
Postar um comentário